Bom exemplo vem do Ceará

Secult lança novo edital para Agentes de Leitura

Em 2009, serão 210 bolsas concedidas a agentes com objetivo de assistir a 5.250 famílias
A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará informa a abertura das inscrições para o novo edital de seleção para Agentes de Leitura do Ceará. Em 2009, serão 210 bolsas concedidas a agentes com objetivo de assistir a 5.250 famílias, visitando-as regularmente de bicicleta, para realização empréstimos de livros, promover cirandas e rodas de leituras comunitárias, movimentando o acervo bibliográfico, articulando bibliotecas e despertando o interesse e o gosto pela leitura. As inscrições acontecem até o dia 19 de março de 2009. O edital está disponível na página eletrônica da Secult www.secult.ce.gov.br
Ao conferir à leitura a dimensão de uma política pública, o Governo Estadual tem investido em ações e projetos que a promovam. Em 2008, o investimento destinado ao Projeto Agentes de Leitura do Ceará foi de R$ 1.978.920,24. O recurso disponibilizado pelo Ceará promoveu a aquisição do acervo de 41.973 livros e do material de trabalho, que serão distribuídos entre 30 municípios e 10 bairros contemplados. O Ministério da Cultura (MinC) reconhece o pioneirismo do projeto na formação de uma sociedade leitora e lançará, por meio do Programa Mais Cultura, a iniciativa em âmbito nacional.
Cada agente selecionado recebe uma bolsa mensal complementar de renda no valor de R$ 354,80,00, por período de um ano, tempo de vigência do projeto, além de uma bicicleta, uma mochila e um acervo individual de 100 títulos, sendo disponibilizados 1.000 títulos por município e 500 títulos por bairro para a realização de atendimentos domiciliares. Cada agente assiste a 25 famílias com empréstimos de livros, rodas de leitura e contação de histórias junto às famílias de suas comunidades.
O projeto, financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), atende a 30 municípios e 10 bairros de Fortaleza com baixo Índice de Desenvolvimento Municipal -IDM e baixo Índice de Desenvolvimento Municipal dos Bairros [WINDOWS-1252?]– IDM-b. O projeto Agentes de Leitura democratiza o acesso ao livro e à leitura, formando e estimulando novos leitores em nosso Estado. Os Agentes selecionados passam por cursos de Formação Básica (Sensibilização à Pedagogia da Leitura, Dinamização de Acervo Bibliográfico, Formação para Cidadania, Consciência Corporal e Gestão e Planejamento) e Continuada (Literatura e Vida: abraços e conversas de mundos), que acontecem periodicamente, além de um Encontro Estadual Anual e cursos de temas transversais para debater questões relativas a leitura.
O edital - Ao todo, 210 bolsas são concedidas, sendo 198 destinadas aos Agentes de Leitura selecionados que atuarão como mediadores de leitura e 12 bolsas destinadas aos Articuladores que atuarão como intermediadores das atividades leitoras em todos os seus eixos: Coordenadoria (SECULT) agentes, famílias. O processo seletivo para agente de leitura divide-se em três etapas: prova escrita (subjetiva e redação), prova oral (entrevista) e visita domiciliar.
Em Fortaleza os bairros selecionados são: Curió, Dunas, Pedras, Siqueira, Genibaú, Bom Jardim, Mondumbim, Moura Brasil, Jangurussu e Vicente Pinzón.
Os municípios de Assaré, Jardim, Salitre e Nova Olinda (Cariri); Capistrano, Ocara, Mulungu e Itapiúna (Maciço de Baturité); Saboeiro, Lavras da Mangabeira, Catarina e Cariús (Centro Sul e Vale do Salgado);, Pedra Branca, Choró, Itatira e Ibaretama (Sertão Central), Tejuçuoca, Apuiarés, Jijoca de Jericoacoara e Amontada (Litoral Oeste); Arneiroz, Aiuaba, Novo Oriente e Ararendá (Inhamuns); Meruoca, Alcântaras, Reriutaba e Mucambo (Vale do Acaraú/Ibiapaba); Ererê e Potiretama (Vale do Jaguaribe) também estão no raio de atuação do projeto.
Para se inscrever no Edital Agentes de Leitura do Ceará, os interessados devem ter idade mínima de 18 anos, comprovar o seu registro ou de sua família no Cadastro Único do Governo Federal (Número de Indicador Social [WINDOWS-1252?]– NIS), haver concluído o Ensino Médio até a data de inscrição, comprovar experiência e participação em Atividades Comunitárias e ter residência fixa em algum dos locais de atuação do projeto.

Informações: agentesdeleitura@secult.ce.gov.br e pelo telefone (85) 3101-6784
LER TODO O ARTIGO...

Sobre o GPEL


Grupo de Pesquisa e Extensão em Lobato- GPEL

Apresentação

O GPEL– Grupo de Pesquisa e Extensão em Lobato vinculado ao Programa Estação da Leitura e ao Centro de Estudos da Leitura/ CEL da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/ UESB objetiva aprofundar-se no universo de Monteiro Lobato.
O grupo foi criado em 18/04/2005 por iniciativa de alguns discentes, docentes, téc. administrativos do Curso de Letras e voluntários, que movidos por sonhos e vontade partiram para o campo da investigação científica, da atividade extensionista e da cultura universitária.
Os sonhos resultaram em projetos concretos, como o Projeto de Pesquisa Emília vai à escola, que está construindo um diagnóstico da situação de leitura da obra lobateana no Ensino Fundamental nas escolas de Jequié, e já oportunizou a 3 alunos de graduação e a 2 de Ensino Médio bolsas de Iniciação Científica e Iniciação Científica Jr.
A vontade resultou em diversos experimentos, como o Projeto de Extensão do GPEL: Lobato novamente na sala de aula financiado pelo MEC– Ministério da Educação, através do Edital Proext 2007, ou o Workshop Lobato– evento de periodicidade anual que reuni alunos, professores e pesquisadores dispostos a debater e questionar aspectos da vida e obra de Lobato.
Aos sonhos e vontades se junta a crença de que a leitura é capaz de tornar o homem mais crítico e reflexivo. Assim, compartilhamos do ideal lobateano de que “um país se faz com homens e livros”.

Equipe

As deliberações e ações do GPEL- Grupo de Pesquisa e Extensão em Lobato são tomadas em conjunto. Entretanto, para uma dinamização das atividades, cada membro exerce cargo e funções específicas.

Maria Afonsina Ferreira Matos– Orientadora
Davi Carvalho Porto– Coordenador
Maria Célia da Silva Cruz– Apoio Técnico
Elane Nardotto Rios Cabral– Supervisora em Pesquisa
Midian Almeida Mafra- Bolsista de Iniciação Científica/ FAPESB
Siliane dos Santos Souza– Bolsista de Iniciação Científica/ FAPESB
Jenniffer Souto Miranda– Discente voluntária
Daiana Santos Mota– Discente voluntária
Elâne Francisca de Sousa– Colaboradora
Jualine de Jesus Xavier– Voluntária

Obs. Para se tornar membro do GPEL o interessado deve apresentar Curriculum Vittae Comprovado e Carta de Intenção à Coordenação– Sala anexa à Biblioteca Jorge Amado/ UESB– Campus de Jequié, de Segunda a Sexta-Feira no turno Vespertino (14h às 18h).

Serviços

Palestras
AS PALESTRAS ORGANIZADAS PELO GPEL SÃO REALIZADAS POR PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS E MEMBROS DO GRUPO. SÃO IDEAIS PARA ENVOLVER TODA COMUNIDADE ESCOLAR, INCLUSIVE OS PAIS.

Oficinas
AS OFICINAS DO GPEL OBJETIVAM ESTIMULAR O HÁBITO DA LEITURA E ESCRITA DE UMA FORMA LÚDICA E CRIATIVA. O PÚBLICO-ALVO SÃO OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (1ª A 8ª SÉRIE).


Minicursos
OS MINICURSOS DO GPEL OBJETIVAM CAPACITAR PROFESSORES DAS REDES PRIVADA E PÚBLICA PARA ATUAREM ENQUANTO MEDIADORES DA LEITURA E ESCRITA. ENTRE EM CONTATO! SERÁ UM PRAZER ATENDÊ-LOS.

Contação de histórias
A ARTE MILENAR DE OUVIR HISTÓRIAS AJUDA A DESENVOLVER A IMAGINAÇÃO E A CRIATIVIDADE. ESSA ATIVIDADE TEM COMO PÚBLICO- ALVO ALUNOS DA ALFABETIZAÇÃO E DE 1ª A 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Visitação à Biblioteca
O GPEL REALIZA VISITAS GUIADAS PELOS PERSONAGENS DO SÍTIO- EMÍLIA E VISCONDE– À BIBLIOTECA JORGE AMADO/ UESB. AGENDE SEU MOMENTO!


Organização de eventos
O GPEL ORGANIZA EVENTOS LITERÁRIOS COMO O DIA DO LIVRO, COM A PARTICIPAÇÃO DE ESCRITORES E PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS. SERÁ UM PRAZER ATENDER SUA ESCOLA.


Contatos


Seu contato é importante para nós. Os gepelianos estão esperando seu e-mail ou sua cartinha. Você também pode agendar uma visita à Biblioteca Jorge Amado– Estação da Leitura e GPEL- com sua turma da escola, fale com sua professora.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Estação da Leitura (Sala anexa à Biblioteca Jorge Amado)
Grupo de Pesquisa e Extensão em Lobato/GPEL
Av. José Moreira Sobrinho, S/N
Jequiezinho Jequié-BA
Cep: 45.206-190

Site: www.celeitura.com.br/gpel
BLOG: www.gpelobato.blogspot.com
E-mail: gpel_lobato@yahoo.com.br
Fone: 0 xx (73) 3528 9646













Assim como é de cedo que se torce o pepino, também é trabalhando a criança que se consegue boa safra de adultos.

Monteiro Lobato


Emília vai à escola
Oi! Tudo bem? Eu me chamo Emília e vim lá do Sítio do Picapau Amarelo para apresentar a você o Projeto de Pesquisa Emília vai à escola. Ele é um projeto proposto pelos gepelianos do Grupo de Pesquisa e Extensão em Lobato/GPEL, ligado ao Centro de Estudos da Leitura/CEL da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB, que visa investigar a presença ou ausência das obras de Monteiro Lobato nas práticas escolares e se propõe a levantar um material teórico/prático da situação de leitura do texto lobateano nas escolas públicas de Ensino Fundamental I (1ª a 4ª séries) da cidade de Jequié, tendo em vista a realização de uma pesquisa experimental onde possa ser discutido e debatido essa problemática com base em dados concretos.Viu como estou ficando chique! Virei até tema de projeto de pesquisa. Se gostou, um beijinho na ponta do nariz, se não gostou, PÍLULAS!!!!!!!!!!!!!!!!

Responsáveis pela pesquisa:
Profª Drª Maria Afonsina Ferreira Matos/ UESB- Orientadora
Profª. Ms. Elane Nardotto Rios Cabral- Supervisora em pesquisa
Midian Almeida Mafra- Bolsista de Iniciação Científica- FAPESB
Siliane dos Santos Souza- Bolsista de Iniciação Científica- FAPESB
Davi Carvalho Porto- Pesquisador voluntário
Jenniffer Souto Miranda- Discente Voluntária
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Grupo de Pesquisa e Extensão em Lobato
Av. José Moreira Sobrinho, s/n, Jequiezinho
Jequié-Ba CEP: 45206.190





Grupo de Pesquisa e Extensão em Lobato
GPEL_LOBATO@YAHOO.COM.BR




Um país se faz com homens e livros...

Monteiro Lobato


Emília vai à escola-Fase II
Oi! Tudo bem? Sou eu, a Emília e estou aqui para apresentar a você a segunda fase do Projeto de Pesquisa Emília vai à escola. Na primeira fase, iniciada no ano de 2006 e encerrada em 2008, os pesquisadores construíram um diagnóstico preocupante. Na escola pesquisada, só foram encontrados 3 livros do meu pai Monteiro Lobato e 1 texto sobre ele no livro didático de Língua Portuguesa, o trabalho com literatura era fragilizado e os professores não atuavam enquanto mediadores da leitura. Frente a esta realidade, eu não pode me conter e liguei para os meus amigos gepelianos e, democraticamente, exige que fizessem alguma coisa. Então surgiu a segunda fase do projeto. Com a execução dele, objetiva-se desenvolver experimentos com práticas de leitura da obra de Lobato, com alunos de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental, buscando investigar a recepção e o diálogo dos pesquisados com os textos, mediante uma proposta de intervenção elaborada.
Responsáveis pela pesquisa:
Profª Drª Maria Afonsina Ferreira Matos/ UESB- Orientadora
Profª. Ms. Elane Nardotto Rios Cabral/ UESB- Supervisora em pesquisa
Davi Carvalho Porto- Pesquisador
Jualine de Jesus Xavier- Pesquisadora Voluntária

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Grupo de Pesquisa e Extensão em Lobato
Av. José Moreira Sobrinho, s/n, Jequiezinho
Jequié-Ba CEP: 45206.190




Ainda acabo fazendo livros onde nossas crianças possam morar...

Monteiro Lobato

Programa de Incentivo à Leitura do Médio rio de Contas:
lendo e relendo Lobato
O Programa de incentivo à leitura do Médio Rio de Contas: lendo e relendo Lobato é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa e Extensão em Lobato/ GPEL da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/ UESB- Campus de Jequié. Objetiva-se promover o resgate da memória de Monteiro Lobato e sua contribuição para a formação de leitores. As ações do programa se dão através de atividades de pesquisa, a exemplo do Projeto Emília vai à escola e atividades de extensão, a exemplo do atendimento a escolas e creches com oficinas, minicursos e palestras, Natal Solidário no Sítio, Semana do Livro com Lobato, Workshop Lobato, e ações culturais como peças teatrais (O Museu da Emília) ou apresentações de dança (Balé da Emília) entre outras. Através dessas ações podemos comprovar a ausência das obras de Lobato nos espaços educacionais e culturais da região. É pouco o conhecimento que professores, alunos e a comunidade em geral detém a respeito de Monteiro Lobato, esse conhecimento em grande parte está associado a adaptações televisivas da obra infanto-juvenil do autor. Diante do exposto, fica evidenciado a necessidade de realização de ações que venham a minimizar este quadro e promover conhecimento sobre a vida e obra de Monteiro Lobato.
Responsáveis pelo projeto:
Davi Carvalho Porto- Coordenador
Maria Afonsina Ferreira Matos- Produtora Cultural
Elane Nardotto Rios Cabral- Supervisora
Midian Almeida Mafra- Apoio Técnico
Siliane dos Santos Souza- Apoio Técnico
Maria Célia da Silva Cruz- Apoio Técnico
Daiana Santos Mota- Apoio Técnico
Jéssica Santana Silva- Apoio Técnico
Elâne Francisca de Sousa- Apoio Técnico
Jenniffer Souto Miranda- Apoio Técnico
Jualine de Jesus Xavier- Apoio Técnico

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Grupo de Pesquisa e Extensão em Lobato
Av. José Moreira Sobrinho, s/n, Jequiezinho
Jequié-Ba CEP: 45206.190






“Ele (Lobato) foi realmente o criador da real Literatura Infantil brasileira”

Ruth Rocha


Lobato novamente na sala de aula
O Projeto de Extensão do GPEL: Lobato novamente na sala de aula é um aliado do Projeto de Pesquisa Emília vai à escola, que está construindo um diagnóstico da situação de leitura da obra lobateana nas escolas do Ensino Fundamental da cidade de Jequié e está contribuindo significativamente para a proposição de ações extensionistas mais eficazes e estratégicas como : Workshop Lobato; Semana do livro com Lobato; Bisbilhoteca Monteiro Lobato: hemeroteca, videoteca, brinquedoteca e livros; Campanha Natal Solidário no Sítio. Para realização desta iniciativa são formadas diversas parcerias com empresas socialmente responsáveis do município de Jequié e doações de pessoas que comungam da idéia da solidariedade, a programação é acompanhada por palestras e oficinas educativas, tanto para as crianças, quanto para seus pais ou responsáveis.
Responsáveis pela projeto:
Profª Drª Maria Afonsina Ferreira Matos/ UESB
Davi Carvalho Porto
Daiana Santos Mota
Filipe Ribeiro de Souza
Midian Almeida Mafra
Maria Célia da Silva Cruz


Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Grupo de Pesquisa e Extensão em Lobato
Av. José Moreira Sobrinho, s/n, Jequiezinho
Jequié-Ba CEP: 45206.190

LER TODO O ARTIGO...

OI
LER TODO O ARTIGO...
 
©2009 Elke di Barros Por Templates e Acessorios