Bom exemplo vem do Ceará

Secult lança novo edital para Agentes de Leitura

Em 2009, serão 210 bolsas concedidas a agentes com objetivo de assistir a 5.250 famílias
A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará informa a abertura das inscrições para o novo edital de seleção para Agentes de Leitura do Ceará. Em 2009, serão 210 bolsas concedidas a agentes com objetivo de assistir a 5.250 famílias, visitando-as regularmente de bicicleta, para realização empréstimos de livros, promover cirandas e rodas de leituras comunitárias, movimentando o acervo bibliográfico, articulando bibliotecas e despertando o interesse e o gosto pela leitura. As inscrições acontecem até o dia 19 de março de 2009. O edital está disponível na página eletrônica da Secult www.secult.ce.gov.br
Ao conferir à leitura a dimensão de uma política pública, o Governo Estadual tem investido em ações e projetos que a promovam. Em 2008, o investimento destinado ao Projeto Agentes de Leitura do Ceará foi de R$ 1.978.920,24. O recurso disponibilizado pelo Ceará promoveu a aquisição do acervo de 41.973 livros e do material de trabalho, que serão distribuídos entre 30 municípios e 10 bairros contemplados. O Ministério da Cultura (MinC) reconhece o pioneirismo do projeto na formação de uma sociedade leitora e lançará, por meio do Programa Mais Cultura, a iniciativa em âmbito nacional.
Cada agente selecionado recebe uma bolsa mensal complementar de renda no valor de R$ 354,80,00, por período de um ano, tempo de vigência do projeto, além de uma bicicleta, uma mochila e um acervo individual de 100 títulos, sendo disponibilizados 1.000 títulos por município e 500 títulos por bairro para a realização de atendimentos domiciliares. Cada agente assiste a 25 famílias com empréstimos de livros, rodas de leitura e contação de histórias junto às famílias de suas comunidades.
O projeto, financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), atende a 30 municípios e 10 bairros de Fortaleza com baixo Índice de Desenvolvimento Municipal -IDM e baixo Índice de Desenvolvimento Municipal dos Bairros [WINDOWS-1252?]– IDM-b. O projeto Agentes de Leitura democratiza o acesso ao livro e à leitura, formando e estimulando novos leitores em nosso Estado. Os Agentes selecionados passam por cursos de Formação Básica (Sensibilização à Pedagogia da Leitura, Dinamização de Acervo Bibliográfico, Formação para Cidadania, Consciência Corporal e Gestão e Planejamento) e Continuada (Literatura e Vida: abraços e conversas de mundos), que acontecem periodicamente, além de um Encontro Estadual Anual e cursos de temas transversais para debater questões relativas a leitura.
O edital - Ao todo, 210 bolsas são concedidas, sendo 198 destinadas aos Agentes de Leitura selecionados que atuarão como mediadores de leitura e 12 bolsas destinadas aos Articuladores que atuarão como intermediadores das atividades leitoras em todos os seus eixos: Coordenadoria (SECULT) agentes, famílias. O processo seletivo para agente de leitura divide-se em três etapas: prova escrita (subjetiva e redação), prova oral (entrevista) e visita domiciliar.
Em Fortaleza os bairros selecionados são: Curió, Dunas, Pedras, Siqueira, Genibaú, Bom Jardim, Mondumbim, Moura Brasil, Jangurussu e Vicente Pinzón.
Os municípios de Assaré, Jardim, Salitre e Nova Olinda (Cariri); Capistrano, Ocara, Mulungu e Itapiúna (Maciço de Baturité); Saboeiro, Lavras da Mangabeira, Catarina e Cariús (Centro Sul e Vale do Salgado);, Pedra Branca, Choró, Itatira e Ibaretama (Sertão Central), Tejuçuoca, Apuiarés, Jijoca de Jericoacoara e Amontada (Litoral Oeste); Arneiroz, Aiuaba, Novo Oriente e Ararendá (Inhamuns); Meruoca, Alcântaras, Reriutaba e Mucambo (Vale do Acaraú/Ibiapaba); Ererê e Potiretama (Vale do Jaguaribe) também estão no raio de atuação do projeto.
Para se inscrever no Edital Agentes de Leitura do Ceará, os interessados devem ter idade mínima de 18 anos, comprovar o seu registro ou de sua família no Cadastro Único do Governo Federal (Número de Indicador Social [WINDOWS-1252?]– NIS), haver concluído o Ensino Médio até a data de inscrição, comprovar experiência e participação em Atividades Comunitárias e ter residência fixa em algum dos locais de atuação do projeto.

Informações: agentesdeleitura@secult.ce.gov.br e pelo telefone (85) 3101-6784

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 Elke di Barros Por Templates e Acessorios