Monteiro Lobato-Livro a Livro

Livro percorre obras infantis de Monteiro LobatoPesquisadores recuperam trajetória do escritor

12/03/2009

Monteiro Lobato: livro a livro, lançado pela Editora Unesp, dedica um capítulo a cada título infantil do escritor, acompanhando a cronologia de lançamento de suas primeiras edições. A obra é organizada por Marisa Lajolo, professora da Unicamp e da Universidade Mackenzie, e João Luís Ceccantini, docente de Literatura Brasileira na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, câmpus de Assis.
Abrem o livro discussões breves sobre linguagem, imagens, ilustrações e práticas editoriais do escritor. A coletânea mostra como Lobato, que foi pintor, escritor, advogado, diplomata, fazendeiro, tradutor, empresário, editor, tem sua imagem profundamente ligada à de autor de livros de literatura infantil que muitas gerações guardam carinhosamente na memória.
Seria como criador do espaço mágico Sítio do Picapau Amarelo que ele se revela inovador e arrojado, empenhado em conferir à infância um lugar no qual, antecipando tendências, a criança tinha papel de destaque.
O exame de suas obras desnuda um comportamento bastante regular e sistemático do escritor paulista. Ele, por exemplo, gostava de reescrever as histórias, preocupado constantemente e de modo especial com a linguagem, desejando tornar sempre mais clara e objetiva sua ligação com os leitores.
Assim, são muitas as oportunidades de observar sua natureza de artífice da palavra, trabalhando duramente para imprimir aos textos a clareza cristalina que defendia para a literatura.
Esta coletânea, nascida de pesquisas desenvolvidas na Unicamp e na Unesp, reúne novas análises da obra lobatiana, que sugerem novas pesquisas ou simplesmente novas leituras.
Utilizando muito material que chega ao leitor pela primeira vez, seus autores procuram traçar uma história original da leitura do Brasil de Lobato e, em especial, revisitam a trajetória editorial de cada livro infantil, por meio de uma observação fina das alterações imprimidas nas várias edições dos livros do criador do Sítio do Picapau Amarelo.
Ainda que as análises se fundamentem em teorias literárias de ponta e o livro tenha sido concebido no contexto universitário, o destinatário privilegiado desta obra é o leitor comum, como o idealizara Lobato e para quem a magia de suas histórias era dirigida, razão pela qual se evitou uma linguagem excessivamente técnica e se fixou como meta principal multiplicar a possibilidade de fruição e de encantamento das histórias do Sítio, ao iluminar sua gênese, bastidores e percursos.
Os organizadores - Marisa Lajolo é professora da Unicamp e da Universidade Mackenzie. Publicou várias obras sobre leitura no Brasil. Coordenou o projeto temático que trabalhou com a documentação lobatiana depositada na Unicamp. João Luís Ceccantini é professor de Literatura Brasileira na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, câmpus de Assis e desde 1989 tem realizado pesquisas sobre leitura, literatura infantil e juvenil, formação de leitores e literatura brasileira contemporânea.
Título: Monteiro Lobato, livro a livro: Obra infantil Organizadores: Marisa Lajolo e João Luís CeccantiniNúmero de páginas: 512 Preço: R$ 62 Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site www.editoraunesp.com.brou telefone (11) 3242-7171.

Assessoria de Comunicação e Imprensa UNESP

www.unesp.br - Acessado em 20/03/2009

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 Elke di Barros Por Templates e Acessorios