20 anos do Programa Estação da Leitura

Estale:

Uma história de trabalho, dedicação, perseverança, e, sobretudo, de amor



                        




O útero é o lugar de procriação, onde o novo é gerado. A mente é como útero: pelo pensamento procria. É nela que se geram os poemas, a literatura, as obras de arte, as invenções, as teorias científicas.

                                      Rubem Alves- In ao Professor com o meu carinho


Nos idos da década de 90, o pensamento gerou o ESTALE. O pensamento são as idéias dançando.  Há danças dos tipos mais variados, desde a marcha militar até o Ballet. A analogia é um passo da dança do pensamento. Pela analogia, o pensamento pula de uma coisa que conhece para uma coisa que ele não conhece- Aquilo que desconheço é “como” isso que conheço.

Diluo esses fragmentos argumentativos dos quais o Rubem Alves se vale para “explicar” o ato de educar para lhes apresentar o ESTALE. Ele é como o nosso ballet-levita nos nossos sonhos e nos desperta para o trabalho. Trabalho árduo, semeadura, às vezes, em pedregulhos e/ou rochas, mas semeaduras amorosas, perseverantes, e dedicadas.

E assim, cuidando da mente como o lugar de procriação, os “passos” disciplinados, firmes, determinados e perseverantes criaram um espaço onde o pensamento dança um ballet clássico na “aridez” da academia- Projetos de Pesquisa, Projetos de Extensão, fundamentação teórica e produção científica fazem do dia a dia do ESTALE - Uma canção do conhecimento.

Sem as amarras impostas da Ciência pela Ciência, simplesmente inspiramos e expiramos conhecimento. A pesquisa estimula a nossa fome de saber e fomenta o tecer diuturno desse espaço onde se lê/ escreve histórias pontilhadas de prazer e desejo de saber mais.

Dest’arte, ”descerrar“ as cortinas do Calendário Comemorativo dos 20 anos do ESTALE É como sentar-se para apreciar a execução do balé ensaiado exaustiva e prazerosamente ao longo desses 20 anos de trabalho.

Fazer história é como marcar caminhos. Nietzsche diz só acreditar nas histórias escritas com sangue- Aí está uma linda, emocionante e apaixonante história escrita com SANGUE. O sangue daqueles que cuidaram do “útero” e geraram poemas, literatura, obras de arte, invenções e teorias científicas e se propuseram a executar o mais difícil “ato” do ballet clássico- fazer o pensamento pular do conhecido para o desconhecido como a águia em vôo rasante.

Degustem-no!


Ednalva Santos de Almeida

CEL /UESB

Junho/2011


CALENDÁRIO COMEMORATIVO
Estale: 20 Anos
PROGRAMAÇÃO OFICIAL
 30/05/2011 (9h)
I Palestra Estação da Leitura: vinte anos de viagens pelo mundo da leitura                                                                                  
Projeto: Programa ESTALE- CEL/ UESB
Local: Faculdade de Educação -FACED-UFBA – Salvador-BA
08/06/2011
II- Expedição de Pesquisa e Extensão a Itajuru
Projeto: Programa Estale- CEL/ UESB, Projeto Hora de Leitura em Jequié, GPEL.
Local: Ginásio Municipal Profª. Adinalva Miranda Almeida- Dist.  Itajuru/ Jequié-BA
10/06/2011 (10h)
IVExpedição de Pesquisa e Extensão a Itajaí/ Nova Canaã                          
Projeto: Programa ESTALE- CEL/ UESB, Hora de Leitura em Jequié, GPEL.         
Local: Escola Municipal Luiz Braga – Itajaí/Nova Canaã-BA
 15/06/2011 (16h30)
III –– Abertura dos trabalhos do Grupo de Estudos: Hora de Leitura  (formado por professores municipais e promotores de leitura)                                                                                             
Projeto: Hora de Leitura em Jequié                                                     
Local: CEL-UESB - Jequié-BA
01/07/2011 (16h)
V - Inauguração da Sala de Leitura: Dilce Santana                  
Projeto: Hora de Leitura em Jequié         
Local: Escola Municipal Curral Novo- Jequié-BA
 12/07/2011 (19h)
VI- Lançamento do Livro Prática de Leitura e Escrita em Língua Portuguesa e palestra com os membros do GETED
Projeto: GETED- Grupo de Estudos em Teorias do Discurso
Local: Auditório Administrativo- UESB
29/07/2011 (05h)
VII - Expedição de Pesquisa e Extensão a Escola de Comunidade Indígena                                                                                              
Projeto: Programa ESTALE- CEL/ UESB                                                                     
Local: Escola Estadual Indígena Tupinambá de Olivença- Olivença-BA
 29/07/2011
VIII- Palestra sobre Formação de Leitores, na III Semana de Letras e I Encontro de Literatura Baiana – UNEB – Campus VI                    
Projeto: Programa ESTALE- CEL/ UESB                                                                       
Local: UNEB- Caetité-BA
 11/08/2011
IX- Publicação do CATÁLOGO – ESTALE: 20 Anos de Serviços à comunidade e Publicação Eletrônica dos: ANAIS DO I ENLLIJ-UESB                                                                                
Projeto: Programa ESTALE- CEL/UESB
 08/2011
X- Inauguração da Sala de Leitura
Oficinas de leitura do Projeto extensão de Páginas Formando Leitores
Oficinas de Produção Textual pelos membros do GETED
Projetos: Hora de Leitura em Jequié, Projeto Páginas Formando Leitores, GETED.                                                                
Local: Escola Municipal Stela Câmara Dubois – Jequié-BA
05/09/2011                                                                      
XI- Publicação da: Revista Estação da Leitura (distribuição gratuita da revista nas escolas da comunidade).                                                 
Projeto: Programa ESTALE- CEL/ UESB 
 09/2011                  
XII- Inauguração da Sala de Leitura
Oficinas de leitura do projeto de extensão Páginas Formando Leitores
Oficinas de Produção Textual pelos membros do GETED
Projetos: Hora de Leitura em Jequié, Projeto Páginas Formando Leitores, GETED.                                                                   
Local: Centro Educacional Professor Brito - Jequié-BA 
 13 e 14/10/2011
XIII- Exibição de filmes sobre Leitura e Literatura Infanto-juvenil
Palestra GPEL: 5 anos de história, pesquisa e extensão em Lobato                                                                                       
Projetos: Leitura de Imagens e GPEL- Grupo de Pesquisa e Extensão em Lobato                                               
Local: Auditório Wally Salomão- UESB -Jequié-BA
 11/2011
XIV- Publicação Impressa e Eletrônica dos: ANAIS DO II ENLLIJ-UESB                 
Projeto: Programa ESTALE- CEL/UESB                                                                                                       
12/2011
XV- Publicação do livro: Emília Vai à Escola (coletânea de Artigos dos pesquisadores)
Projeto: GPEL- Grupo de Pesquisa e Extensão em Lobato – CEL/UESB
01/2012                     
XVI- Publicação do livro: ESTALE: 20 anos de viagens pelo mundo da leitura (coletânea de Artigos dos Projetos de Pesquisa e Extensão desenvolvidos no CEL)                                             
 Projeto: Programa ESTALE –CEL/UESB
02/2012                                                                                       
XVII- Publicação do livro  É Jequié  (poemas sobre Jequié) de Celso Gutfreind                             Projeto: Programa ESTALE- CEL/UESB
Local: Auditório Administrativo- UESB
03/2012                                                                      
XVIII- Círculos de Leitura pelo Projeto de Extensão Círculos de Leitura
Participação na Feira de Livros do Colégio Matisse
Publicação do livro Oficinas do ESTALE (Resultados do Estágio de Pós-Doc)                                  
Projetos: Projeto de extensão Círculos de Leitura e Programa ESTALE- CEL/UESB
Local: Auditório Administrativo- UESB
 18/04/2012                                                                                                                                                                                          
XIX- II Workshopinho Lobato
Publicação do livro: Palestras do ESTALE (palestras proferidas em eventos por todo país).                                                                            
Projeto: GPEL e Programa ESTALE-CEL/UESB
Local:  Auditório Wally Salomão- UESB
05/2012                                                                                                                 
XX - Abertura do Curso de Pós-graduação lato sensu em Leitura e Literatura Infanto-juvenil                                                                           
Publicação do Informativo ESTALE
Projeto: Hora de Leitura em Jequié e Programa Estale- CEL/UESB           
08/06/2012
XXI– Atividades Comemorativas dos 21 ANOS DO ESTALE                          
 - Lançamento e re-lançamento das Publicações Impressas
- Minicurso com Celso Gutfreind: Parentalidade na Psicanálise: o lugar dos pais no atendimento da criança.                                                                    
- Exposição e sessões de comunicação de todos os Projetos de Pesquisa e Extensão do ESTALE            
- Criação da Academia de Literatura Infanto- Juvenil de Jequié (CEL/UESB, Colégio Matisse, Escola da Criança Ativa, Escolas Municipais, Estaduais e demais escolas particulares de Jequié).                                 
- Apresentação Pública do Projeto do III ENCONTRO NACIONAL DE LEITURA E LITERATURA INFANTO-JUVENIL DA UESB – III ENLLIJ-UESB e I CONGRESSO INTERNACIONAL DE LEITURA E LITERATURAS INFANTIL E JUVENIL DO CEL/UESB – I CINLLIJ-CEL/UESB (a ser realizado em abril de 2014)                                                                                                                                                      
Projetos: Programa ESTALE, GPEL, GETED, Hora de Leitura em Jequié, Leitura de Imagens, Páginas Formando Leitores, Círculos de Leitura, Leitura em Debate, Literatura popular na escola, Projeto de Pesquisa sobre as memórias de leitura da comunidade acadêmica da UESB, Projeto de pesquisa Emília vai à escola, Projeto de pesquisa Estação da Leitura: pesquisa experimental
Local: Hall da Biblioteca Jorge Amado e Auditório Wally Salomão- UESB         

Obs. De 25/05/2011 a 08/06/2012 será feita a divulgação das Comemorações dos 20 ANOS do ESTALE (nos meios de comunicação nacionais e internacionais).                                                                      
Projeto: Programa ESTALE em parceria com a Jorn. Cristiane S. Rocha- CEL/UESB – Jequié-BA e a ASCOM-UESB
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Preço único para livros

03 de abril de 2009

Preço único de livros

Parlamentares e profissionais da área do livro reúnem-se em audiência pública para debater o assunto
A proposta de adoção da Lei do Preço Único para a venda de livros no Brasil foi discutida nesta quinta-feira, dia 2 de abril, em Brasília, durante audiência pública na Câmara dos Deputados. A idéia de que os livros sejam vendidos por um preço fixo é da Associação Nacional de Livrarias (ANL) e conta com o apoio de algumas entidades. A proposta divide opiniões. O Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL) e outras organizações, por exemplo, são contrários à adoção do preço único. Para tentar chegar a um consenso, a Frente Parlamentar Mista da Leitura sugeriu a realização da audiência.
O secretário-executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), José Castilho, esteve presente na reunião. Segundo ele, a postura do PNLL, vinculado aos Ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC), continua sendo a de incentivar o debate desse tema em todo o território nacional, visto que ainda não existe uma posição fechada do Plano quanto ao assunto.
“Precisamos procurar um consenso. O PNLL está atento com relação ao que essa lei poderá beneficiar ou vir ao encontro da democratização do acesso ao livro e à leitura no Brasil, que é um dos grandes objetivos do nosso Plano”, disse Castilho.
Estender a discussão
“A audiência foi um sucesso, atraiu a atenção de editores, livreiros, autores, parlamentares e outros profissionais que atuam no setor”, ressaltou o deputado Marcelo Almeida, presidente da Frente Parlamentar Mista da Leitura. “Durante três horas debatemos junto com os representantes da cadeia produtiva do livro o tema do projeto de lei”, assinalou.
De acordo com o deputado, essa discussão ainda vai se prolongar, e, na sua opinião, isso é necessário, pois o assunto é de grande relevância para todos, além de polêmico, o que causa uma série de divergências de opiniões. “O preço único é o preço mínimo, por isso gera pontos de vista diferentes entre editoras e consumidores”, ressaltou.
A lei já vigora em muitos países europeus, como a França, Espanha e Portugal, e também na América Latina (México, Equador e Argentina). Segundo Marcelo Almeida, caso venha a ser aprovada no nosso país, será necessário uma adequação, visto que “não dá para comparar os países que adotaram a fixação única dos preços do livro com o Brasil, tendo em vista uma série de características, como, por exemplo, a própria dimensão territorial”, observou.
A mesa de debates contou com o deputado Marcelo Almeida, o presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL), Vitor Tavares; a presidente da Associação Estadual de Livrarias do Rio de Janeiro (AEL), Milena Duchiade; o vice-presidente do Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL), Mauro Koogan Lorch; e o economista Fábio de Sá Earp. Participaram da audiência pública outros importantes nomes da área do livro, como o diretor-presidente da Associação Brasileira de Editores de Livros (Abrelivros), Jorge Yunes; a presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Rosely Boschini, e muitos outros.

(Gláucia Ribeiro Lira - CGLL/MinC)
Publicado por Glaucia Lira/ Livro e Leitura
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Monteiro Lobato-Livro a Livro

Livro percorre obras infantis de Monteiro LobatoPesquisadores recuperam trajetória do escritor

12/03/2009

Monteiro Lobato: livro a livro, lançado pela Editora Unesp, dedica um capítulo a cada título infantil do escritor, acompanhando a cronologia de lançamento de suas primeiras edições. A obra é organizada por Marisa Lajolo, professora da Unicamp e da Universidade Mackenzie, e João Luís Ceccantini, docente de Literatura Brasileira na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, câmpus de Assis.
Abrem o livro discussões breves sobre linguagem, imagens, ilustrações e práticas editoriais do escritor. A coletânea mostra como Lobato, que foi pintor, escritor, advogado, diplomata, fazendeiro, tradutor, empresário, editor, tem sua imagem profundamente ligada à de autor de livros de literatura infantil que muitas gerações guardam carinhosamente na memória.
Seria como criador do espaço mágico Sítio do Picapau Amarelo que ele se revela inovador e arrojado, empenhado em conferir à infância um lugar no qual, antecipando tendências, a criança tinha papel de destaque.
O exame de suas obras desnuda um comportamento bastante regular e sistemático do escritor paulista. Ele, por exemplo, gostava de reescrever as histórias, preocupado constantemente e de modo especial com a linguagem, desejando tornar sempre mais clara e objetiva sua ligação com os leitores.
Assim, são muitas as oportunidades de observar sua natureza de artífice da palavra, trabalhando duramente para imprimir aos textos a clareza cristalina que defendia para a literatura.
Esta coletânea, nascida de pesquisas desenvolvidas na Unicamp e na Unesp, reúne novas análises da obra lobatiana, que sugerem novas pesquisas ou simplesmente novas leituras.
Utilizando muito material que chega ao leitor pela primeira vez, seus autores procuram traçar uma história original da leitura do Brasil de Lobato e, em especial, revisitam a trajetória editorial de cada livro infantil, por meio de uma observação fina das alterações imprimidas nas várias edições dos livros do criador do Sítio do Picapau Amarelo.
Ainda que as análises se fundamentem em teorias literárias de ponta e o livro tenha sido concebido no contexto universitário, o destinatário privilegiado desta obra é o leitor comum, como o idealizara Lobato e para quem a magia de suas histórias era dirigida, razão pela qual se evitou uma linguagem excessivamente técnica e se fixou como meta principal multiplicar a possibilidade de fruição e de encantamento das histórias do Sítio, ao iluminar sua gênese, bastidores e percursos.
Os organizadores - Marisa Lajolo é professora da Unicamp e da Universidade Mackenzie. Publicou várias obras sobre leitura no Brasil. Coordenou o projeto temático que trabalhou com a documentação lobatiana depositada na Unicamp. João Luís Ceccantini é professor de Literatura Brasileira na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, câmpus de Assis e desde 1989 tem realizado pesquisas sobre leitura, literatura infantil e juvenil, formação de leitores e literatura brasileira contemporânea.
Título: Monteiro Lobato, livro a livro: Obra infantil Organizadores: Marisa Lajolo e João Luís CeccantiniNúmero de páginas: 512 Preço: R$ 62 Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site www.editoraunesp.com.brou telefone (11) 3242-7171.

Assessoria de Comunicação e Imprensa UNESP

www.unesp.br - Acessado em 20/03/2009
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A Leitura em alta- O Estado de São paulo

Projetos de leitura crescem no País

Domingo, 4 de Janeiro de 2009, Simone Iwasso, Edison Veiga e José Luis da Conceição, O Estado de S. Paulo

Em dois anos, mais do que triplicou o número de iniciativas no Brasil que facilitam acesso da população ao livro
Eles sabem que metade da população adulta é analfabeta funcional, que os brasileiros não leem nem dois livros por ano e que os estudantes estão entre os piores do mundo em testes de leitura. Mesmo assim, contrariando uma realidade preocupante, uma série de pessoas sozinhas, organizações não-governamentais e mesmo municípios e Estados estão multiplicando projetos de incentivo à leitura pelo País. Dados do Programa Nacional do Livro e Leitura (PNLL), dos Ministérios da Cultura e da Educação, mostram que o número de projetos cadastrados saltou de 162 em 2006 para quase 600 em 2008.
A última edição do Prêmio Vivaleitura, por exemplo, teve 1.899 projetos inscritos de todos os Estados, tanto das capitais quanto dos pequenos municípios do interior do País. São bibliotecas em casas de palafita na região amazônica, nas garagens da periferia de grandes cidades, no lombo de animais, nos carrinhos de catadores de papel, no porta-malas de carros, em ônibus adaptados. Vizinhos que se unem e criam grupos de leitura, professores que criam modelos pedagógicos para serem usados extraclasse, redes de ensino que reformularam seus programas.
“A principal característica deles é que boa parte envolve um alto grau de voluntariedade e criatividade”, afirma Jefferson Assumpção, coordenador-geral de Livro e Leitura do Ministério da Cultura. “Apesar de haver muitos geridos por governos e empresas, geralmente os projetos são criados por pessoas que se sentem modificadas pela leitura, que desenvolvem uma profunda relação com os livros e que querem levar isso para os outros”, diz.
Em Alto Alegre do Pindaré, uma cidade maranhense com menos de 30 mil habitantes, um jegue circula pelas ruas de terra carregando bolsas cheias de livros. Senhoras, crianças e adultos formam fila para emprestar até dois exemplares por vez, todas as semanas. Em Florianópolis, uma moradora do bairro da Lagoa da Conceição construiu uma biblioteca dentro de um barco para que pudesse emprestar livros para várias comunidades, inclusive as de difícil acesso - o projeto hoje é coordenado por uma ONG chamada Sociedade Amantes da Leitura.
“O essencial em um projeto é possibilitar que a biblioteca saia do prédio fechado e chegue até as pessoas”, diz Lourdes Atiê, coordenadora pedagógica do Prêmio Vivaleitura, uma iniciativa criada há três anos pelos Ministérios da Educação, da Cultura e pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI), com patrocínio da Fundação Santillana. “Depois disso, precisam pensar não apenas em distribuir os livros, mas em ajudar para formar um leitor autônomo. A universidade precisa dialogar com a comunidade, a escola precisa atrair o interesse do seu aluno e a sociedade deve ajudar a ter canais entre pessoas e livros.”
EM VEZ DE LIXO, LIVROS
“Ler e brincar, é só começar”, reza o lema de um projeto na Liberdade, região central de São Paulo. A cada duas semanas, sempre às terças-feiras, uma carroça de catadores de lixo sai da sede da Associação Maria Flos Carmeli, na Rua do Glicério, e estaciona no pátio da Igreja Nossa Senhora da Paz, a poucos metros dali. Em vez de lixo, a carroça fica carregada de livros. Poucos minutos depois, está rodeada de crianças, na maioria alunos da escola municipal que funciona ali pertinho, atentas às histórias contadas pelo jovem Fábio Pereira de Abreu, de 29 anos.
E quem é esse sujeito, capaz de cativar as crianças com livros? Paulistano da Vila Brasilândia, zona norte da capital, ele já tinha trabalhado como contínuo, auxiliar de expedição e em uma lan house, até conhecer a associação. Acabou contratado como monitor de informática. Há um ano, foi convidado pela coordenadora pedagógica da ONG, Silvana do Nascimento, para fazer um teste de mediação de leitura. Ele nem sabia muito bem o que era isso, mas já adorava crianças. Sua experiência anterior em algo parecido eram as peças teatrais que ele encenava com os colegas em uma igreja na Vila Brasilândia, quando adolescente.
Fábio foi aprovado. “Sou fascinado por criança”, não se cansa de afirmar. “É preciso ter um cuidado especial para ler para elas. Comecei utilizando fantoche, depois fui criando fantasias que tinham a ver com as histórias.” Foi assim quando leu A Casa Sonolenta, de Audrey Wood, sobre um lugar em que todos viviam dormindo. “Coloquei pijama e pantufas”, lembra. Foi um sucesso.
Depois disso, a cada história, inventava uma fantasia. Vestiu-se até de galinha. “Ler para as crianças é o que mais gosto de fazer”, conta. “Quando estou fantasiado, elas ficam em dúvida se sou eu mesmo”, diz. Ao se preparar para contar Os Três Lobinhos e o Porco Mau, de Eugene Trivizas, no dia 2 de dezembro, resolveu inventar uma espécie de personagem-coringa. “Transformei-me no ?Palhaço das Histórias?”, diz. Ele pretende repetir o personagem em outras sessões.
A carreira de contador de histórias mudou a rotina de Fábio. Ele, que não tinha o hábito da leitura, agora devora oito obras por semana - todas infantis. “Não sabia nada de literatura infantil”, revela. “No começo, a coordenadora pedagógica da associação era quem indicava os títulos que devia ler.” Tomou tanto gosto pela coisa que acabou entrando no curso de Pedagogia, na Uninove.
E de onde veio a ideia de levar os livros nessas carroças? “As crianças que atendemos aqui na associação (cerca de 90, de 3 a 6 anos) são, em sua maioria, filhos de catadores de material reciclável”, explica a coordenadora pedagógica, Silvana do Nascimento. Quem leva a carroça até o pátio, a cada 15 dias, é um carroceiro profissional, pai de algumas das crianças atendidas.
O acervo da ONG é formado, principalmente, por livros recebidos em doação. São 1,8 mil títulos. A cada evento, a carroça leva 400 deles. Os livros podem ser emprestados pela criançada - em média, são retirados 82 por mês -, que se compromete a devolver na quinzena seguinte. “As crianças cuidam bem dos livros”, se orgulha Fábio. “Até hoje, perdemos apenas dois exemplares.”
NÚMEROS
4,7 livrosé a média de leitura anual da população brasileira, incluindo a Bíblia e livros didáticos e técnicos, segundo pesquisa feita no anopassado com adolescentes e adultos pelo Instituto Pró-Livro
1,3 livroé o número de obras que os brasileiros leem por ano por vontade própria, sem ser obrigados por escolas ou universidades
1,1 livroé o número de obras que as pessoas compram por ano
39% dos leitoresbrasileiros têm até 17 anos, ou seja, estão em idade escolar e leem livros indicados pela escola; 14% têm entre 18 e 24 anos, idadecompatível com ensino superior
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Prêmio Viva leitura 2009

O Prêmio VivaLeitura, que já identificou mais de 7 mil projetos de fomento à leitura desenvolvidos em todo o Brasil, terá sua versão 2009 lançada nesta quarta-feira, 4 de março, a partir das 9h30. O evento será realizado no escritório regional de Brasília da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), instituição que organiza o prêmio e que também inaugura um espaço especial dedicado exclusivamente ao VivaLeitura. Informações pelo telefone 0800 77 00987.
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Bom exemplo vem do Ceará

Secult lança novo edital para Agentes de Leitura

Em 2009, serão 210 bolsas concedidas a agentes com objetivo de assistir a 5.250 famílias
A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará informa a abertura das inscrições para o novo edital de seleção para Agentes de Leitura do Ceará. Em 2009, serão 210 bolsas concedidas a agentes com objetivo de assistir a 5.250 famílias, visitando-as regularmente de bicicleta, para realização empréstimos de livros, promover cirandas e rodas de leituras comunitárias, movimentando o acervo bibliográfico, articulando bibliotecas e despertando o interesse e o gosto pela leitura. As inscrições acontecem até o dia 19 de março de 2009. O edital está disponível na página eletrônica da Secult www.secult.ce.gov.br
Ao conferir à leitura a dimensão de uma política pública, o Governo Estadual tem investido em ações e projetos que a promovam. Em 2008, o investimento destinado ao Projeto Agentes de Leitura do Ceará foi de R$ 1.978.920,24. O recurso disponibilizado pelo Ceará promoveu a aquisição do acervo de 41.973 livros e do material de trabalho, que serão distribuídos entre 30 municípios e 10 bairros contemplados. O Ministério da Cultura (MinC) reconhece o pioneirismo do projeto na formação de uma sociedade leitora e lançará, por meio do Programa Mais Cultura, a iniciativa em âmbito nacional.
Cada agente selecionado recebe uma bolsa mensal complementar de renda no valor de R$ 354,80,00, por período de um ano, tempo de vigência do projeto, além de uma bicicleta, uma mochila e um acervo individual de 100 títulos, sendo disponibilizados 1.000 títulos por município e 500 títulos por bairro para a realização de atendimentos domiciliares. Cada agente assiste a 25 famílias com empréstimos de livros, rodas de leitura e contação de histórias junto às famílias de suas comunidades.
O projeto, financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), atende a 30 municípios e 10 bairros de Fortaleza com baixo Índice de Desenvolvimento Municipal -IDM e baixo Índice de Desenvolvimento Municipal dos Bairros [WINDOWS-1252?]– IDM-b. O projeto Agentes de Leitura democratiza o acesso ao livro e à leitura, formando e estimulando novos leitores em nosso Estado. Os Agentes selecionados passam por cursos de Formação Básica (Sensibilização à Pedagogia da Leitura, Dinamização de Acervo Bibliográfico, Formação para Cidadania, Consciência Corporal e Gestão e Planejamento) e Continuada (Literatura e Vida: abraços e conversas de mundos), que acontecem periodicamente, além de um Encontro Estadual Anual e cursos de temas transversais para debater questões relativas a leitura.
O edital - Ao todo, 210 bolsas são concedidas, sendo 198 destinadas aos Agentes de Leitura selecionados que atuarão como mediadores de leitura e 12 bolsas destinadas aos Articuladores que atuarão como intermediadores das atividades leitoras em todos os seus eixos: Coordenadoria (SECULT) agentes, famílias. O processo seletivo para agente de leitura divide-se em três etapas: prova escrita (subjetiva e redação), prova oral (entrevista) e visita domiciliar.
Em Fortaleza os bairros selecionados são: Curió, Dunas, Pedras, Siqueira, Genibaú, Bom Jardim, Mondumbim, Moura Brasil, Jangurussu e Vicente Pinzón.
Os municípios de Assaré, Jardim, Salitre e Nova Olinda (Cariri); Capistrano, Ocara, Mulungu e Itapiúna (Maciço de Baturité); Saboeiro, Lavras da Mangabeira, Catarina e Cariús (Centro Sul e Vale do Salgado);, Pedra Branca, Choró, Itatira e Ibaretama (Sertão Central), Tejuçuoca, Apuiarés, Jijoca de Jericoacoara e Amontada (Litoral Oeste); Arneiroz, Aiuaba, Novo Oriente e Ararendá (Inhamuns); Meruoca, Alcântaras, Reriutaba e Mucambo (Vale do Acaraú/Ibiapaba); Ererê e Potiretama (Vale do Jaguaribe) também estão no raio de atuação do projeto.
Para se inscrever no Edital Agentes de Leitura do Ceará, os interessados devem ter idade mínima de 18 anos, comprovar o seu registro ou de sua família no Cadastro Único do Governo Federal (Número de Indicador Social [WINDOWS-1252?]– NIS), haver concluído o Ensino Médio até a data de inscrição, comprovar experiência e participação em Atividades Comunitárias e ter residência fixa em algum dos locais de atuação do projeto.

Informações: agentesdeleitura@secult.ce.gov.br e pelo telefone (85) 3101-6784
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Sobre o GPEL


Grupo de Pesquisa e Extensão em Lobato- GPEL

Apresentação

O GPEL– Grupo de Pesquisa e Extensão em Lobato vinculado ao Programa Estação da Leitura e ao Centro de Estudos da Leitura/ CEL da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/ UESB objetiva aprofundar-se no universo de Monteiro Lobato.
O grupo foi criado em 18/04/2005 por iniciativa de alguns discentes, docentes, téc. administrativos do Curso de Letras e voluntários, que movidos por sonhos e vontade partiram para o campo da investigação científica, da atividade extensionista e da cultura universitária.
Os sonhos resultaram em projetos concretos, como o Projeto de Pesquisa Emília vai à escola, que está construindo um diagnóstico da situação de leitura da obra lobateana no Ensino Fundamental nas escolas de Jequié, e já oportunizou a 3 alunos de graduação e a 2 de Ensino Médio bolsas de Iniciação Científica e Iniciação Científica Jr.
A vontade resultou em diversos experimentos, como o Projeto de Extensão do GPEL: Lobato novamente na sala de aula financiado pelo MEC– Ministério da Educação, através do Edital Proext 2007, ou o Workshop Lobato– evento de periodicidade anual que reuni alunos, professores e pesquisadores dispostos a debater e questionar aspectos da vida e obra de Lobato.
Aos sonhos e vontades se junta a crença de que a leitura é capaz de tornar o homem mais crítico e reflexivo. Assim, compartilhamos do ideal lobateano de que “um país se faz com homens e livros”.

Equipe

As deliberações e ações do GPEL- Grupo de Pesquisa e Extensão em Lobato são tomadas em conjunto. Entretanto, para uma dinamização das atividades, cada membro exerce cargo e funções específicas.

Maria Afonsina Ferreira Matos– Orientadora
Davi Carvalho Porto– Coordenador
Maria Célia da Silva Cruz– Apoio Técnico
Elane Nardotto Rios Cabral– Supervisora em Pesquisa
Midian Almeida Mafra- Bolsista de Iniciação Científica/ FAPESB
Siliane dos Santos Souza– Bolsista de Iniciação Científica/ FAPESB
Jenniffer Souto Miranda– Discente voluntária
Daiana Santos Mota– Discente voluntária
Elâne Francisca de Sousa– Colaboradora
Jualine de Jesus Xavier– Voluntária

Obs. Para se tornar membro do GPEL o interessado deve apresentar Curriculum Vittae Comprovado e Carta de Intenção à Coordenação– Sala anexa à Biblioteca Jorge Amado/ UESB– Campus de Jequié, de Segunda a Sexta-Feira no turno Vespertino (14h às 18h).

Serviços

Palestras
AS PALESTRAS ORGANIZADAS PELO GPEL SÃO REALIZADAS POR PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS E MEMBROS DO GRUPO. SÃO IDEAIS PARA ENVOLVER TODA COMUNIDADE ESCOLAR, INCLUSIVE OS PAIS.

Oficinas
AS OFICINAS DO GPEL OBJETIVAM ESTIMULAR O HÁBITO DA LEITURA E ESCRITA DE UMA FORMA LÚDICA E CRIATIVA. O PÚBLICO-ALVO SÃO OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (1ª A 8ª SÉRIE).


Minicursos
OS MINICURSOS DO GPEL OBJETIVAM CAPACITAR PROFESSORES DAS REDES PRIVADA E PÚBLICA PARA ATUAREM ENQUANTO MEDIADORES DA LEITURA E ESCRITA. ENTRE EM CONTATO! SERÁ UM PRAZER ATENDÊ-LOS.

Contação de histórias
A ARTE MILENAR DE OUVIR HISTÓRIAS AJUDA A DESENVOLVER A IMAGINAÇÃO E A CRIATIVIDADE. ESSA ATIVIDADE TEM COMO PÚBLICO- ALVO ALUNOS DA ALFABETIZAÇÃO E DE 1ª A 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Visitação à Biblioteca
O GPEL REALIZA VISITAS GUIADAS PELOS PERSONAGENS DO SÍTIO- EMÍLIA E VISCONDE– À BIBLIOTECA JORGE AMADO/ UESB. AGENDE SEU MOMENTO!


Organização de eventos
O GPEL ORGANIZA EVENTOS LITERÁRIOS COMO O DIA DO LIVRO, COM A PARTICIPAÇÃO DE ESCRITORES E PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS. SERÁ UM PRAZER ATENDER SUA ESCOLA.


Contatos


Seu contato é importante para nós. Os gepelianos estão esperando seu e-mail ou sua cartinha. Você também pode agendar uma visita à Biblioteca Jorge Amado– Estação da Leitura e GPEL- com sua turma da escola, fale com sua professora.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Estação da Leitura (Sala anexa à Biblioteca Jorge Amado)
Grupo de Pesquisa e Extensão em Lobato/GPEL
Av. José Moreira Sobrinho, S/N
Jequiezinho Jequié-BA
Cep: 45.206-190

Site: www.celeitura.com.br/gpel
BLOG: www.gpelobato.blogspot.com
E-mail: gpel_lobato@yahoo.com.br
Fone: 0 xx (73) 3528 9646













Assim como é de cedo que se torce o pepino, também é trabalhando a criança que se consegue boa safra de adultos.

Monteiro Lobato


Emília vai à escola
Oi! Tudo bem? Eu me chamo Emília e vim lá do Sítio do Picapau Amarelo para apresentar a você o Projeto de Pesquisa Emília vai à escola. Ele é um projeto proposto pelos gepelianos do Grupo de Pesquisa e Extensão em Lobato/GPEL, ligado ao Centro de Estudos da Leitura/CEL da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB, que visa investigar a presença ou ausência das obras de Monteiro Lobato nas práticas escolares e se propõe a levantar um material teórico/prático da situação de leitura do texto lobateano nas escolas públicas de Ensino Fundamental I (1ª a 4ª séries) da cidade de Jequié, tendo em vista a realização de uma pesquisa experimental onde possa ser discutido e debatido essa problemática com base em dados concretos.Viu como estou ficando chique! Virei até tema de projeto de pesquisa. Se gostou, um beijinho na ponta do nariz, se não gostou, PÍLULAS!!!!!!!!!!!!!!!!

Responsáveis pela pesquisa:
Profª Drª Maria Afonsina Ferreira Matos/ UESB- Orientadora
Profª. Ms. Elane Nardotto Rios Cabral- Supervisora em pesquisa
Midian Almeida Mafra- Bolsista de Iniciação Científica- FAPESB
Siliane dos Santos Souza- Bolsista de Iniciação Científica- FAPESB
Davi Carvalho Porto- Pesquisador voluntário
Jenniffer Souto Miranda- Discente Voluntária
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Grupo de Pesquisa e Extensão em Lobato
Av. José Moreira Sobrinho, s/n, Jequiezinho
Jequié-Ba CEP: 45206.190





Grupo de Pesquisa e Extensão em Lobato
GPEL_LOBATO@YAHOO.COM.BR




Um país se faz com homens e livros...

Monteiro Lobato


Emília vai à escola-Fase II
Oi! Tudo bem? Sou eu, a Emília e estou aqui para apresentar a você a segunda fase do Projeto de Pesquisa Emília vai à escola. Na primeira fase, iniciada no ano de 2006 e encerrada em 2008, os pesquisadores construíram um diagnóstico preocupante. Na escola pesquisada, só foram encontrados 3 livros do meu pai Monteiro Lobato e 1 texto sobre ele no livro didático de Língua Portuguesa, o trabalho com literatura era fragilizado e os professores não atuavam enquanto mediadores da leitura. Frente a esta realidade, eu não pode me conter e liguei para os meus amigos gepelianos e, democraticamente, exige que fizessem alguma coisa. Então surgiu a segunda fase do projeto. Com a execução dele, objetiva-se desenvolver experimentos com práticas de leitura da obra de Lobato, com alunos de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental, buscando investigar a recepção e o diálogo dos pesquisados com os textos, mediante uma proposta de intervenção elaborada.
Responsáveis pela pesquisa:
Profª Drª Maria Afonsina Ferreira Matos/ UESB- Orientadora
Profª. Ms. Elane Nardotto Rios Cabral/ UESB- Supervisora em pesquisa
Davi Carvalho Porto- Pesquisador
Jualine de Jesus Xavier- Pesquisadora Voluntária

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Grupo de Pesquisa e Extensão em Lobato
Av. José Moreira Sobrinho, s/n, Jequiezinho
Jequié-Ba CEP: 45206.190




Ainda acabo fazendo livros onde nossas crianças possam morar...

Monteiro Lobato

Programa de Incentivo à Leitura do Médio rio de Contas:
lendo e relendo Lobato
O Programa de incentivo à leitura do Médio Rio de Contas: lendo e relendo Lobato é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa e Extensão em Lobato/ GPEL da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/ UESB- Campus de Jequié. Objetiva-se promover o resgate da memória de Monteiro Lobato e sua contribuição para a formação de leitores. As ações do programa se dão através de atividades de pesquisa, a exemplo do Projeto Emília vai à escola e atividades de extensão, a exemplo do atendimento a escolas e creches com oficinas, minicursos e palestras, Natal Solidário no Sítio, Semana do Livro com Lobato, Workshop Lobato, e ações culturais como peças teatrais (O Museu da Emília) ou apresentações de dança (Balé da Emília) entre outras. Através dessas ações podemos comprovar a ausência das obras de Lobato nos espaços educacionais e culturais da região. É pouco o conhecimento que professores, alunos e a comunidade em geral detém a respeito de Monteiro Lobato, esse conhecimento em grande parte está associado a adaptações televisivas da obra infanto-juvenil do autor. Diante do exposto, fica evidenciado a necessidade de realização de ações que venham a minimizar este quadro e promover conhecimento sobre a vida e obra de Monteiro Lobato.
Responsáveis pelo projeto:
Davi Carvalho Porto- Coordenador
Maria Afonsina Ferreira Matos- Produtora Cultural
Elane Nardotto Rios Cabral- Supervisora
Midian Almeida Mafra- Apoio Técnico
Siliane dos Santos Souza- Apoio Técnico
Maria Célia da Silva Cruz- Apoio Técnico
Daiana Santos Mota- Apoio Técnico
Jéssica Santana Silva- Apoio Técnico
Elâne Francisca de Sousa- Apoio Técnico
Jenniffer Souto Miranda- Apoio Técnico
Jualine de Jesus Xavier- Apoio Técnico

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Grupo de Pesquisa e Extensão em Lobato
Av. José Moreira Sobrinho, s/n, Jequiezinho
Jequié-Ba CEP: 45206.190






“Ele (Lobato) foi realmente o criador da real Literatura Infantil brasileira”

Ruth Rocha


Lobato novamente na sala de aula
O Projeto de Extensão do GPEL: Lobato novamente na sala de aula é um aliado do Projeto de Pesquisa Emília vai à escola, que está construindo um diagnóstico da situação de leitura da obra lobateana nas escolas do Ensino Fundamental da cidade de Jequié e está contribuindo significativamente para a proposição de ações extensionistas mais eficazes e estratégicas como : Workshop Lobato; Semana do livro com Lobato; Bisbilhoteca Monteiro Lobato: hemeroteca, videoteca, brinquedoteca e livros; Campanha Natal Solidário no Sítio. Para realização desta iniciativa são formadas diversas parcerias com empresas socialmente responsáveis do município de Jequié e doações de pessoas que comungam da idéia da solidariedade, a programação é acompanhada por palestras e oficinas educativas, tanto para as crianças, quanto para seus pais ou responsáveis.
Responsáveis pela projeto:
Profª Drª Maria Afonsina Ferreira Matos/ UESB
Davi Carvalho Porto
Daiana Santos Mota
Filipe Ribeiro de Souza
Midian Almeida Mafra
Maria Célia da Silva Cruz


Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Grupo de Pesquisa e Extensão em Lobato
Av. José Moreira Sobrinho, s/n, Jequiezinho
Jequié-Ba CEP: 45206.190

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